Como deixar a Barriga Definida

Barriga definida sem abdominal, é possível?

Muitas pessoas não podem executar os famosos abdominais, por questões funcionais ou mesmo por questão de gosto. Será que é possível conseguir uma barriga definida sem abdominal? Veja neste artigo!

Resultado de imagem para adquira metodo de emagrecer

Um dos maiores mitos criados em torno da musculação é o de que você precisa passar horas fazendo abdominais para conseguir uma barriga definida. Isso por que, segundo algumas “celebridades” do ramo, sem conhecimento científico algum, se esmagar, cresce! Pois bem, nem sempre a barriga definida é resultado de uma infinidade de exercícios para o abdômen ( na verdade, quase nunca é). Neste artigo irei explicar como é possível conseguir uma barriga chapada sem precisar fazer abdominal. Mas antes disso, precisamos entender alguns conceitos.

Abdominal, qual a sua importância dentro do treinamento?

A região abdominal é formada por uma série de músculos, que tem ação estabilizadora e realizam alguns movimentos. Toda a região abdominal, somada com a região da lombar, formam o Core. Tudo isso junto, forma o maior ponto de estabilidade de nosso corpo, onde temos nosso centro de equilíbrio. Então, é de se presumir que os músculos desta região são altamente resistentes, não é? Segundo Saad (2002) em médias estatísticas, pessoas comuns (não atletas) tem uma incidência de 65% de fibras escuras (de resistência e com menos potencial para a hipertrofia) no músculo reto abdominal. É lógico que isso vai variar de pessoa para pessoa, mas no geral, estes são músculos de grande resistência.

Dentro deste cenário então, temos uma região que precisa ser amplamente treinada, mas que não apresenta grande capacidade de hipertrofia. Então aqueles fisiculturistas imensos não são hipertrofiados na região abdominal? Claro que são, mas se compararmos a capacidade de aumentar de tamanho com outros músculos de tamanho similar, a capacidade do reto abdominal e dos demais músculos, é reduzida.

Então, dentro de um treinamento resistido, é muito importante pensar no fortalecimento da região abdominal e do Core em geral, muito mais em busca da funcionalidade, do que da hipertrofia.

Mas então como conquistar a tal barriga chapada? Baixando seu percentual de gordura! Principalmente nesta região, com uma boa diminuição do percentual de gordura, é possível conseguir excelentes resultados estéticos. Veja quantas pessoas magras tem os famosos “gominhos” no abdômen, mesmo sem fazer abdominais. Isso acontece graças ao seu baixo percentual de gordura.

Agora falando especificamente do exercício de abdominal, ele não é a única alternativa de trabalho desta musculatura. Ele pode até ser um dos mais fáceis, mas nem de perto é a única saída!

Resultado de imagem para emagrecer banner

Desta forma, veja alguns exercícios que vão te ajudar a conseguir a barriga chapada, sem abdominal!

Que exercícios devo fazer para uma barriga chapada sem abdominal

O principal movimento dos músculos da região abdominal é a flexão de quadril. Porém, existe uma infinidade de possibilidades. Antes de falar dos exercícios específicos para esta região, vamos falar sobre um outro, que atua fortemente sobre os músculos abdominais. Em um estudo de Granch (2004) foram avaliados através de eletromiografia, a ativação do músculo reto abdominal em dois momentos distintos: durante a execução do agachamento em afundo e durante a execução do abdominal.
Quer saber qual teve um melhor resultado? O agachamento! Ele foi superior em ativação do reto abdominal em mais de 14%. Isso por que ele atua de maneira intensa na estabilização da flexão de quadril, durante a fase excêntrica do movimento.

Mas é lógico, que alguns exercícios podem ajudar. Estes exercícios para conquistar a barriga definida sem abdominal, precisam ser feitos de acordo com um planejamento de treino e não executados aleatoriamente. Lembre-se que somos uma totalidade e não um amontoado de partes.

Se você não gosta de fazer abdominais, pode apostar em modalidades alternativas, como o Pilates ou a Yoga. Além disso, movimentos isométricos, como a ponte ou a prancha e suas variações, trazem um excelente estímulo para esta região.

Se você tem algum problema em sua coluna, principalmente na região lombar, é muito importante evitar os movimentos de flexão abdominal em excesso.

De maneira geral, para conseguir uma barriga definida você não precisa de muitos exercícios para o abdômen, mas sim de uma dieta e de um treino focados em diminuição do percentual de gordura. Com 2 ou 3 exercícios bem executados, você terá excelentes resultados. Isso por que na maioria dos movimentos da musculação, a região abdominal está atuando como estabilizadora. Bons treinos!

Resultado de imagem para dieta 21 dias comprar agora